Livros de Doutores e PHD’s em história para refutar qualquer acusação sobre a Inquisição

Inquisição
Typography

Aqui estão uns dos melhores livros da atualidade escritos por doutores e PHD's das melhores faculdades do mundo a respeito da Inquisição. Através destes livros os leitores poderão ter a visão da completa da história da inquisição e refutar todos os mitos fabricados por iluministas e inimigos da Igreja.

 
Esta é uma boa sugestão de presente para aquele seu amigo que nunca leu sequer um livro sobre a Inquisição, mas acha que é doutor em história medieval. 
 
 
SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A INQUISIÇÃO – AGOSTINO BORROMEU
 
Borromeo traçou uma história da Inquisição, lembrando que esta instituição nasceu para combater as heresias. O último tribunal a desaparecer foi o espanhol, abolido em 1834.

O perito contou que na Espanha, de 1540 a 1700, foram celebrados 44.674 juízos por tribunais inquisidores e foram mortas quase 2% (para precisão, 1,8%) das pessoas julgadas; outros 1,7% foram condenados em contumácia, ou seja, não foram justiçados pessoalmente, mas em lugar delas foram queimados ou enforcados fantoches.

Sobre o tema da bruxaria, Borromeo contou que na Espanha foram queimadas naqueles anos 59 bruxas; em Portugal, 36, e na Alemanha, 25.000. Neste último país, as condenações não foram só dos tribunais da Inquisição. Com essas cifras, Borromeo precisou que o recurso à tortura e a condenação à pena de morte não foram tão freqüentes como por muito tempo se acreditou.

INQUISIÇÃO – DOUTOR EDWARD PETERS
 
Este volume impressionante é, na verdade, três histórias em uma: dos procedimentos legais, pessoais e instituições que moldaram os tribunais inquisitoriais de Roma a Europa moderna; do mito da Inquisição, desde as suas origens com os anti-hispanistas e reformadores religiosos do século XVI até sua incorporação em obras literárias e artísticas do século XIX; e de como o mito em si tornou-se a base para uma "história" das inquisições.


INQUISIÇÃO ESPANHOLA: UMA REVISÃO HISTÓRICA – DOUTOR HENRY KAMEN
 
Este renomado historiador aqui apresenta uma nova visão da notória Inquisição espanhola, argumentando que havia bem menos terror, intolerância e perseguição associada a ela do que foi anteriormente se acreditava. Com base em 30 anos de pesquisa, o livro vai revolucionar um estudo mais aprofundado no campo.

INQUISIÇÃO: HISTÓRIA, MITO E VERDADE - PHD JOSEPH BERNARD

Uma acusação que não cessa contra a Igreja Católica é a de ter aterrorizado e massacrado “milhares” de pessoas através da Inquisição. As incriminações proliferam em meio de uma ignorância histórica quase absoluta. Sem conhecimento de causa, fala-se de inocentes perseguidos, prisões, torturas, fogueiras... A palavra Inquisição incute mistério e terror.

 
A INQUISIÇÃO EM SEU MUNDO – DOUTOR JOÃO BERNARDINO GONZAGA

Os estudos sobre a Inquisição não levam em conta um complexo de fatores (condições políticas, sociais, econômicas, religiosas e científicas) que forjou um certo modo de vida na Idade Média, bem diferente do nosso.Por não considerar tais variantes, a Inquisição é tratada como um acontecimento isolado que, pelos padrões contemporâneos, se torna inaceitável, incompreensível e repulsivo.Este livro propõe analisar a Inquisição européia enquanto instituição humana no contexto histórico em que se desenvolveu.

 
PARA ENTENDER A INQUISIÇÃO – PROFESSOR DOUTOR FELIPE AQUINO

A Inquisição é o tema mais usado para se acusar a Igreja Católica, mas poucos a conhecem com profundidade. É um tribunal que nunca se encerra porque rende dividendos aos que desejam atacar a Igreja, escondendo do público muitas outras terríveis “Inquisições”. Quase sempre ela é mal analisada e mal interpretada, julgada fora do contexto social, cultural e religioso em que se realizou. Nada mais errado em termos de se fazer História. Para os adversários da fé católica ela é a “marca” do obscurantismo dessa época cristã. Mas, analisado-a “dentro do contexto da época”, tudo muda de figura. Foi a Igreja quem construiu a Civilização Ocidental(Thomas Wood, 2005).
 
Vários segmentos da humanidade montaram uma forte propaganda contra a Igreja, e isso atravessou os séculos. De modo especial os iluministas do século XVIII, anticlericais e inimigos da Igreja, com Voltaire a frente, fizeram da Inquisição a sua principal arma de ataque a Igreja com o propósito de destruí-la, como se isso fosse possível a uma força humana. E isso continua até hoje.
 
Nesse livro você poderá conhecer o que dizem os mais renomados historiadores modernos sobre esse polêmico assunto. A realidade é bem diferente do que se propaga em muitos círculos acadêmicos e literários.

 
GALILEU NA PRISÃO E OUTROS MITOS SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO - RONALD L. NUMBERS

Ronald L. Numbers recrutou os principais investigadores nesta “nova história da ciência” e ilumina o leitor com o esclarecimento de vinte e cinco mitos, contrariando a ideia de que ciência e religião estão perpetuamente numa luta sem tréguas. Numa obra lúdica e informativa, os vários investigadores – que incluem agnósticos, ateus e cristãos – desmontam ideias que têm sido apresentadas como verdade histórica, desde o encarceramento de Galileu à crença de Einstein num Deus pessoal que «não joga aos dados com o universo».

 
SETE MENTIRAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA – PHD DAIANE MOCZAR

Neste livro, a historiadora americana Diane Moczar procura apresentar fatos e argumentos que contestam as versões anticatólicas sobre a Idade Média, as Cruzadas, o caso do astrônomo Galileu, A Reforma Protestante, a conquista espanhola do Novo mundo e outros capítulos considerados importantes na história da Civilização Ocidental.

 
COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL - PHD THOMAS E. WOODS JR.

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”. O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica.
 
PARA CITAR
APOLOGISTAS CATÓLICOS. Livros de doutores e PHD’sem história para refutar qualquer acusação sobre a inquisição. Disponível em: <>. Desde 17/12/2014

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS